domingo, 6 de maio de 2007

Em Busca da Palavra I - Projeção do Verbo

©2007 Jorge Lemos



Comentários

"

Jorge:
Palmas.......................,
mais palmas..................,
mais palmas ainda............,
em pé com os olhos lacrimejantes e sem conseguir dizer uma palavra...
Viva você meu amigo!
Pela capacitade de tem de capturar a beleza e o sentido da vida em versos.
Bjo e admiração,
Lú.

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 9 de maio de 2007 às 09:51  

"

Tuas palavras em verso me levam a lugares tão bons... Obrigada!

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 9 de maio de 2007 às 10:09  

"

Jorge Lemos disse:
Lu

Seu apoio fortalece o meu ego.
Gratíssimo amiga

Anne moor
Como é bom caminhar juntos.

Obrigado

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 10 de maio de 2007 às 18:46  

"

A palavra é a espada dos poetas e a verdade, a têmpera do seu aço.

"

Comentário de Blogger Walmir Lima, em 11 de maio de 2007 às 01:02  

"

Walmir de todos os tempos:
Muitas verdades são ditas através do silencio.
Thiago de Mello, irmão amigo. em
"Silencio e Palavras" destaca:
"A couraça das palavras
protege nosso silencio"

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 11 de maio de 2007 às 08:43  

"

E o silêncio
expressão da alma
refúgio dos medos
ancoradouro do sossego

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 11 de maio de 2007 às 08:50  

"

As palavras tem o dom da farsa , mas traduzem o momento da procura...

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 11 de maio de 2007 às 09:25  

"

Lú.
Desculpa Jorge(sempre esqueço a indentificação).

E o silêncio tem uma força enorme e descomunal.Dá a dimensão da grandeza, qdo as palavras são insuficientes...
Bjo

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 11 de maio de 2007 às 09:31  

"

Ainda lembro a primeira vez que vi esse poema. Grandioso.

"

Comentário de Blogger Ernesto Dias Jr., em 11 de maio de 2007 às 20:24  

"

Oi Jorge...

Que beleza, não?

Logo que adentrei essa página fiquei admirada com sua energia, beleza e simplicidade.

Parabéns pelo trabalho. Primeiro como escritor e expoente dos sentimentos que exalam da alma, bem como pelo trabalho de designer.

Um grande bjo, no coração!

cehorvat@itelefonica.com.br

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 11 de maio de 2007 às 20:43  

"

Ernesto

Tua privilegiada cabeça
tambem ha de lembrar:
Plantar a semente do sonho
prá construção do amanhã.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 11 de maio de 2007 às 20:46  

"

Celina

Sua presença, inspira-me.
Toda a sua familia faz parte da minha.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 11 de maio de 2007 às 20:48  

"



A noite, com sua boca enorme, engoliu meus versos; mas me deixou
os sonmhos!

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 11 de maio de 2007 às 20:53  

"

Anne amiga

Lê-se também:
SILÊNCIO
o abrigo das certezas.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 11 de maio de 2007 às 21:11  

"

Viram só? Não falei?
Agora que o Jorge aprendeu a fazer comentários no Blog, está super ativo, usando seu grande dom da palavra.
E eu estou rindo abertamente de felicidade. Está sendo como ganhar na loteria: ficamos todos mais ricos com isso!

"

Comentário de Blogger Walmir Lima, em 11 de maio de 2007 às 22:08  

"

Todos os nossos Blogs ficarão mais enriquecidos pelo Saber!

"

Comentário de Blogger Walmir Lima, em 11 de maio de 2007 às 22:10  

"

Jorge,
Você sabe ir no ponto... E como diz o Walmir, o prazer de ter vc conosco nesta blogosfera é imensa.

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 11 de maio de 2007 às 22:16  

"

Caro Jorge,
Como não nos conhecemos (apesar da insistência da Lú em contrário), é mister informar-lhe que tenho particular vocação para escrever bobagens.
Eis que, pois, surpreende-me o efeito de seu poema sobre a minha algo inconstante alma...
Não é que ausentou-se o deboche ?!?

"

Comentário de Blogger Flavio Ferrari, em 12 de maio de 2007 às 00:27  

"

SILÊNCIO
o abrigo das certezas.
Que lindo, e que verdadeiro!

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 12 de maio de 2007 às 00:50  

"

Flavio Ferrari
Você me lembra o amigo Sergio Porto (Stanislau Ponte Preta) quando diz da "vocação de dizer bobagens". A arte da comunicação se processa em vários niveis. O seu é incomum:
Toda alma inconstante é alma sábia pela importância da busca mesmo insatisfeita.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 12 de maio de 2007 às 08:10  

"

JORGE:
Você é SÁBIO!!!!! Acho que vou acabar te fazendo mal com tanto gostar e admirar.Vou acabar te tornando egóico(rss).Mas, é mais forte que eu...Suas idéias me arrebatam...
Bjos em todos os seus(também queridos).
Lú.

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 12 de maio de 2007 às 11:53  

"

Jorge Lemos, eis o ar da minha graça. E não venho sem nada, trago na mala um algo poético que vou lhe mostrar. Espero que goste e sucesso!


Palavra bem dita é lavra do coração. Foi a filosofia de hoje. Fui buscar nas palavras um momento de atenção. O verbo dito e feito. Palavras estrangeiras. Coisas do outro. Palavras alheias. Como tudo.

Orações repetidas. Palavras, palavras, palavras. Assim três vezes olhei em volta e em silêncio me coloquei a rezar. Palavras, palavras, palavras. Diferente de tudo. Único na sala. Palavras.

O juízo final. Palavras. Chuva de enxofre e calor infernal. O abismo caótico. O caldo universal. Fogo e enxofre e ranger de dentes e palavras. O juízo afinal. Palavras que ecoam. Ganham vida e horror, range os dentes e não é frio, é medo. Medo da palavra repetida.

Não sou tão único assim. Palavras comunicam e dependendo serão eternas. Frases gráficas. Memória impressa. Mas o vento faz sua parte espalhando palavras como intenções. Invocações e vibrações. A força da palavra.

Lendo, assim, pode parecer pouco. E é!

mcd.

"

Comentário de Blogger Unknown, em 12 de maio de 2007 às 23:56  

"

Pa Lavra, labra.
Signos, impulso unico
Pulsa na força que esconde
nos espaços
Só a verdade.

"

Comentário de Blogger Maria, em 13 de maio de 2007 às 05:46  

"

Marcão

Entre as preces a palavra chega
e abastece,
ilumina!
O homem rumina
dentro de si
o bem e mal
e escolhe e acredita
em seu final.

Grato por comparecer

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 13 de maio de 2007 às 10:39  

"

Maria

Que satisfação em ter você por aqui.
Viajei em seu blog. Amei!

Jorge

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 13 de maio de 2007 às 10:40  

"

Jorge,
Esse versinho é seu?

Mudanças são esperadas,
quando se põe a sentir,
mudam os olhos, muda a face,
muda o modo de sorrir.

Acho que é.
Bjo, dá um super beijo na Estefania pelo dia das mães.

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 13 de maio de 2007 às 10:51  

"

Lu

Amo e me delicio compondo quadras; mesmo as de "pé quebrado".
Lenço (do verbo lançar) em abril 2008, em quadras, "As conquistas de Camões".
Grato

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 13 de maio de 2007 às 10:56  

"

Vai falar de Camões, sem fazer sonetos?!
Grande Jorge...

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 13 de maio de 2007 às 11:06  

"

Você e eu temos uma coisa em comum:
AS vezes esquecemos de assinar os comentários e ficamos no anonimato.
Você postou essa quadra lá no Arguta e não assinou(vou "roubar" pra mim...-rss, que não sou capaz de fazer nem "batatinha quando nasce...")
Ciao.

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 13 de maio de 2007 às 11:14  

"

Quer dizer que não era da Lú, mesmo ???
Essa sincronicidade blogal é im-pres-sio-nan-te ...

"

Comentário de Blogger Flavio Ferrari, em 13 de maio de 2007 às 12:06  

"

AMEI SUA POESIA.

É.

Sem talento?
A voz do amigo, tranqüila:
“A Bíblia já foi escrita”.

É.

Pois é preciso que eu fale,
Que tu fales,
Que ele fale...
(Ou as pedras falarão?)

Até que seja encontrado
O tom,
A forma,
O conteúdo da Mensagem
De cada um de nós!

E aquela lágrima
- Que tremula constantemente
À beira dos cílios -
Finalmente escorra pelo rosto
E possa evaporar antes que chegue ao peito!

(ZSF/ SP - 01/09/2003)
(Este é um fragmento da minha luta com as palavras.-Abraços)

"

Comentário de Blogger zuleica-poesia, em 14 de maio de 2007 às 09:49  

"

Zuleica

Sua presença aqui me enternece.
É que todos, indistintamente, vamos colhendo os "cacos", (fragmentos) das nossas vidas.
Mesmo no contraponto você me fez voltar a juventude pelo verso da
lagrimas, lembrei-me:
"Quero um pouco mais esta saudade,
Prá inundar de lágrimas meu coração."

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 14 de maio de 2007 às 10:21  

"

Meu maravilhoso tio!

Você é um escultor, molda as palavras. Um artista incansável na busca da perfeição. Explorador bem sucedido do inóspito vale da língua portuguesa... De suas buscas, nunca volta de mãos vazias e ainda assim continua desbravando!

Incansável poeta!

Que prazer foi para mim revê-lo.

Estive neste hiato porque em Curitiba a rotina quase não me dá tempo para lê-lo e para degustar de outros tantos prazeres!

Mas estou diariamente me comunicando em pensamento, relembrando das poucas, mas preciosas e inesquecíveis horas que passei aí com vocês.

Beijos infinitos a todos e em julho estou aí!

Xanda

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 15 de maio de 2007 às 21:46  

"

Então, Jorge Lemos, então. Vou mandar mais uma...

Ciao!

De onde vem estrangeiro?
Da Itália!
O que trás na mala, italiano?

Farinha de fazer polenta para alimentar minha família.
Cruzei um oceano amontoado em um navio.
Muito calor de dia. Muito frio de noite.

Muita fé em nosso senhor para nos proteger na nova terra.

Farinha de fazer pão.
Uva de fazer vinho.
Presunto e calabresa.
Pizza e macarrão.

Força de arar terra, limpar cafezal, vender jornal, olha a noticia boa: italianos empregados no Brasil!

Trago filhos para alimentar com a dignidade do trabalho farto.

Arroz de fazer risoto.
Mama mia!
Mão de obra.

Sonho de ver as crianças brincando antes de se lavar para a sopa.
Fogão de lenha, enxada, facão e arado.
Pão molhado no café. Outro dia.

Trago na mala a esperança de viver em terra farta.

Vou ser ‘capitão da indústria’, vou ser lavrador.
Agricultor de profissão, artesão também, tecelão na cidade.

Trago mais uma coisa para viver nesse mundo novo da América: esperança!
Um mundo de esperança.
Um mundo melhor!

mcd!

"

Comentário de Blogger Unknown, em 15 de maio de 2007 às 23:37  

"

Xanda, minha querida:
Entre nós, sua estada,
preencheu vazios que o tempo
promoveu.
Amamos você.
Palavras fluem com a mesma
intensidade do amor.
Aguardamos ansiosos
o momento.

Tio

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 16 de maio de 2007 às 08:47  

"

MARCOS

Nada, partindo de você, me surpreende. Seus textos para o teatro sempre foram primorosos.
A sonoridade das palavras e o ritmo expressam o verdadeiro
sentimento de amor a raça.
Esperança: chave da vida!

Velho

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 16 de maio de 2007 às 08:50  

"

Bloguistas (ou Blogueiros?).
Esqueci de apresentar o
Marcos:
Teatrólogo, cronista, articulista,
incentivador da cultura.
Capaz, direto, sensivel.
Bom amigo.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 16 de maio de 2007 às 08:55  

"

Bate-se outro recorde aqui!!! 37 e agora 38 comentários... Parabéns Jorge!! Seu blog é uma delícia...

Prazer Marcos... :-) Sejas bem vindo a nossa aldéia blogosférica!

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 16 de maio de 2007 às 09:25  

"

Oi Marcos,
Felizes em recebê-lo aqui na blogosfera.. Não só os italianos Genta e Ferrari, como os Dias, Lemos, Moor, Limas, Arthur,Hinojosas e todos os outros nesse espaço especial de tantos sotaques...
Lugar também de poesia , amizade e enriquecedora diversidade.
Benvenuto...
Lú.

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 16 de maio de 2007 às 10:48  

"

Detalhando o comentário da Lú:
Sou Teutolusolibanês.

"

Comentário de Blogger Ernesto Dias Jr., em 16 de maio de 2007 às 18:58  

"

O Bruxo
em cada País que passa,
incorpora a raça.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 16 de maio de 2007 às 22:15