domingo, 6 de abril de 2008

Altum Silentium

©2007 Jorge Lemos



Comentários

"

shhhh! fica meu silêncio de reverência.

"

Comentário de Blogger Udi, em 7 de abril de 2008 às 09:30  

"

Depois sou eu a romântica!!!! Jorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrge... Reverência (como diz a Udi), mas tão hipnotizada com as tuas palavras quanto frente ao quadro que o António postei hoje...

"Seja o tempo de encanto
Duradouro e eterno
Que mais longo se torne
O momento deste encontro"

E a ternura essencial ao encanto...
Beijos suspirantes :-)

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 7 de abril de 2008 às 10:39  

"

Ooooooooooops! Onde se lê 'postei', leia-se 'postou'... :-)

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 7 de abril de 2008 às 10:41  

"

Udi

No silêncio a prece;"gratis et amore"

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 7 de abril de 2008 às 11:37  

"

Anne
Vicê é uma eterna romantica.
Que hoje, então, seja o tempo do encanto e do agradecimento.
Amo vc. Vê se vem mesmo para o seu aniversário.
bjs.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 7 de abril de 2008 às 11:39  

"

Você. (As letras do teclado já estão gastas e apagadas.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 7 de abril de 2008 às 11:40  

"

Jorge,
Que linda e 'santa' inspiração a sua.
Esta já é 'minha' oração - a que vou carregar comigo, junto com a de São Francisco que levo por décadas em meu bolso.

..."Uma palavra terna seja a chave
Que encerre de vez a solidão

Um beijo puro
Num desejo ardente
Seja a semente
Do brotar da vida..."

...Amém

"

Comentário de Blogger Walmir Lima, em 7 de abril de 2008 às 11:48  

"

Sem palavras,só emoções.
Lindo!
bjs

"

Comentário de Blogger Suzana, em 7 de abril de 2008 às 12:20  

"

Vou sim Jorge... Saudades do meu filhão e de todos vocês! De sentar na tua 'varanda' e te ouvir :-)

Estarei em São Paulo no final de semana que começa no dia 16 de maio...

Beijos românticos :-)

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 7 de abril de 2008 às 18:43  

"

Walmir Filhão Amigo

Todo predicado da oração está no sugeito. regrinha básica da construção.
Você me disse: "-Foi a partir da minha postagem!" - Singularmente?Foi!
Que este poema fale pela eternidade!

Abraços

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 7 de abril de 2008 às 20:34  

"

Oi Su:
Gratissimo pela sua passagems. Prêmio para mim.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 7 de abril de 2008 às 20:35  

"

Quem funcionem os tambores e o o sinal de fumaça para a visar ao povo que por aqui vai ter festa.
Preparem a fatiota, e vamos todos comemorar, bebemorar e viver momentos de alegria no aniversário da ANNE.
Ernesto, Principe, Walmir, Udi. Ti,
Lu, Angela. Ana. Maria Helena, avise o povo em geral que ANNE vem ai.

Recado dado a todos

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 7 de abril de 2008 às 20:39  

"

Jorge,
Impressiona tua capacidade de sentir, captar e descrever o quanto de inquieto há no silêncio.
Grandeza de alma.
Beijos.

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 8 de abril de 2008 às 00:59  

"

Angela
Muito mais impressionante é a sua capacidade de captar sentimentos.
Bjs.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 8 de abril de 2008 às 08:49  

"

Jorge:
Você na construção de sua arte, consegue expressar todas as formas de amor.
Assim como consegue vê-lo nas mais distintas formas do relacionar-se.
Sabedoria e talento.
Beijo.

"

Comentário de Blogger , em 8 de abril de 2008 às 11:17  

"

Jorge: quanta ternura nas tuas palavras em resposta ao meu comentário. Poeta sempre! Mago das palavras.

...é isso mesmo que eu entendi?! Anne tá vindo prá Sampa?!

"

Comentário de Blogger Udi, em 8 de abril de 2008 às 12:03  

"

Udi
Sim! Anne vira para rever o filho e passar conosco o aniversário. Walmir marcará os encontros. Um deles, se tudo correr dfentro do esperado, aqui em casa.
Bjs.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 8 de abril de 2008 às 16:33  

"

Lú amiga
Fui premiado em ter vcs.
Bjs

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 8 de abril de 2008 às 16:37  

"

Há que ser sabio para viver bem.

"

Comentário de Blogger Flavio Ferrari, em 8 de abril de 2008 às 19:36  

"

Desta vez prometo que levarei os doces de Pelotas!!! Quanto papo pra botar em dia...
Beijos a todos

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 8 de abril de 2008 às 21:46  

"

Um beijo puro Num desejo ardente,

¿pode ser um beijo ardente um beijo puro? sou muito impuraaaaaaaaaaa??????????,
beijos Jorge, ana.

"

Comentário de Blogger ana, em 11 de abril de 2008 às 16:35  

"

“Pensastes já quão invisíveis somos uns para os outros? Medistastes já em que quanto nos desconhecemos? Vemos-nos e não nos vemos. Ouvimos-nos e cada um escuta apenas uma voz que este dentro de si. As palavras dos outros são erros do nosso ouvir , naufrágios do nosso entender” (Fernando Pessoa, Livro do desassossego, pg.69)
Sr. Jorge Lemos
Há tempos não o vejo senhor, amigo do meu pai. Sim lembro aquela mistura que observava com curiosidade , meu pai com sua simplicidade da letras convivendo com a sua expressiva bagagem dos clássicos.Numa harmonia prazerosa para ambos sei que gostava muito do meu pai e ele idem.
Meu pai dizia “Aproxima do poeta” e eu naquele período vivia um laconismo crônico que me roia mas não conseguia sair. Mesmo assim sempre invejei pessoas que escrevem versos . A palavra inveja significa para mim que sou um admirador da poesia mas que nunca escreveria nem um verso.Seria num máximo um poeta sem poesia , o maior dos paradoxos. O trecho acima daria a vida por ter escrito pois meu prazer vem do que eu leio não apenas da comida que eu como. Minha alma se enche , se empanturra com um verso de Fernando Pessoa com um bom conto do Rubem Fonseca .
Esta semana no intervalo na faculdade vasculhando cada centímetro quadrado da biblioteca encontrei lado a lado com Machado de Assis um autor que não conhecia . E como um minerador que descobre ouro , imagine o deleite que tive ao ler Humberto de Campos , comecei pelo livro “Críticas” . Meu Deus, me de vida , até eu ler todas as obras deste grande autor, daí Deus pode me levar. Percebe a inveja que digo ter de apreciar a beleza das letras . Quão belo seria o mundo se antes de tudo lessem os clássicos viriam os erros e acertos das várias almas escritas por José de Alencar, Machado de Assis, etc.. Até a bíblia procuro beleza das letras . Não sou um caçador de ventos como diria o Eclesiastes mas que inspiração é esta que diz com as letras certas “nada de novo sob o sol”. Desde os primórdios o homem faz a mesma coisa maldades e corre atrás do vendo . Isto me sustenta a alma as letras me confortam na dor e na alegria.
Hoje eu que vivo o momento da saudade parafraseando o verso que publicou .E o senhor ainda vive na minha memória , lá meu pai também esta vivo , sorrindo e ouvindo a suas palavras. Se na fossem os clássicos da literatura já teria mesmo morrido.

Atenciosamente
Walter (filho do Zinho Mascarine)

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 12 de abril de 2008 às 08:05  

"

Walter, menino amigo.

Agradável o momento você me proporcionou. Amigos, na expressão exata do sentido, são como tijos que edificam um templo. Seu, meu amigo querido Zinho, foi barro consistente, recebeu o calor certo da vida o que lhe deu a têmpera da lealdade. Orgulho-me, e muito, de ter sido, como o Costinha e o Luiz,os seus mais próximos e leaes amigos.
Agora você! Aproxime-se! Contente fiquei pelo seu interesse por tantos e tantos nomes da literatura universal. Campo vasto para a busca do conhecimento. Apoie-se nela. Você, através dela, da literatura, não necessitas sair de sua sala para conhecer o mundo.
O mundo chega ao seu interior com o deslumbramentos de estilos vários.
Você fala de poesia. Há diferença em poemas e poesia: seu texto é poesia pura sem a necessidade de ser um poema. Dele extratificamos o sentimento, o que é muito importante.
Volto ao seu pai amigo. Ele, na sua verdadeira simplicidade foi um homem que enxergava o mundo lá do alto. Não pelos voos: mas pela visão que tinha ao ser tão solidário.
Venha me ver. Externe a suas irmãs o meu respeito. Faça-se meu amigo para que a contonuidade da vida seja longa.
Bom ter você aqui no meu blog.
Abraço fraterno e minha benção.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 13 de abril de 2008 às 10:13  

"

Ana querida
A pureza está no sentimento que guardamos. O desejo ardente é o que acelera o encontro.
Só a sua manifestação foi um ato
de pureza.
Bjs.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 13 de abril de 2008 às 10:20  

"

“Vi os servos a cavalo, e os príncipes andando sobre a terra como servos.” (Eclesiastes 10 Versiculo 07)
“Zumbis , Zombais, a tristes dias futuros ais” (Sabe de quem é não???)
“Calheiros dorme seu sono como nada o tivesse envolvido.” (Moral da História – idem anterior)

Senhor Poeta
Eu não sei se sou digno de tê-lo como amigo pois apesar de todo o seu conhecimento sei que é humano.E eu também sou . Humanos pecam , fazem mal aos outros e desapontam. Uma vez escrevi para o escritor Paulo Coelho uma carta e ele me devolveu uma frase “ponha Generosidade no seu coração. Ass. Paulo Coelho” . Eu não gosto da escrita dele mas amava a fase dele com o Raul Seixas e no e-mail que escrevi o atacava dizendo preferir ler “manual do vampirismo” que ele escreveu do que todas as outras obras que o tornaram milionário.Até hoje não sei se ele leu minha mensagem ou foi alguma secretaria dedicada que assinava por ele. O que quero dizer que nas letras nos entendemos mas não garante que tenhamos a mesma simbiose na fala. Preferível continuar a respirar a tua poesia ,do que perder o encanto. Fernando Pessoa tinha mil heterônimos mas em Lisboa na sua época era visto como um português que se dedicou ao absinto. Cuidado com quem diz ser fã seu , quem matou Lennon foi um fã que começou acompanhar-lo por Nova York e viu que o beatle era humano não o deus que imaginava ser. Viu que Lennon andava de Roll Royce e que as letras não eram compatíveis com a vida que levava.Humberto de Campos fala do desapontamento que foi ao ver o gênio Ruy Barbosa discursar, dizia ser a hora que este perdia a genialidade para o enfado.
Eu aprendi com meu pai a tratar todos iguais independentes do que são. Não classifico pessoas inferiores ou superiores. Quem faz isto acaba desprezando pessoas e quando encara alguém que acha ser superior perde o rumo e acaba com medo. E sabe com medo não se pode raciocinar. Na empresa que trabalho e na vida trato todo mundo com respeito e educação , isto me deixa sem medo para dar nova idéias para Diretores da empresa , gerentes pois converso com eles com o mesmo tratamento que falo com qualquer um.Outro dia estava eu a bebericar minha cerveja (sou humano) num boteco e um senhor que observei bebia num copo cerveja quente e noutro conhaque se aproximou .Alguém no meu lugar sairia para escanteio eu não, pensei “o que vou aprender com este senhor?” Quebramos o gelo falando de futebol e do jogador Adriano do São Paulo, que se auto intitula , imperador, é mais um humano achando ser Deus. Já vi tantos que já enjoei. Mas de repente este senhor começa a me contar sobre o Império Romano que até pensei que ele fosse de lá . Meus olhos brilharam achei mais um rei num lugar de servo. Ele tinha muito mais conhecimento que eu ,procurei outros temas para testá-lo falei do Tribunal de Nuremberg . E ele sabia até os nomes dos nazistas executados . Cavoquei novamente a mente dele o que ele sabia Plinio Salgado, fácil ele respondeu “Ação Integralista Brasileira” . E aquele senhor não era professor de história não mas podia ensinar qualquer um dos meus professores de história. Ele tinha viajado o mundo , conhecia várias culturas e me “mandou”(já embriagado) ler um livro “Captains and King The story on of an American Dynasty Autor Taylor Caldwell). Eu não gosto de livros importados pois gosto de ler o original só vou enfiar o nariz num Shakespeare quando souber ler em inglês mas não me preocupo a literatura portuguesa e a brasileira é vasta graças a Deus( e não graças a “GOD”) . Só acreditei que ele tinha viagem marcada para Pequim quando entrou no seu Audi A3. As vestimentas simples daquele homem era a forma de ele ficar num bar sem sem incomodado por bajuladores.
No mundo nunca sabemos onde esta as verdadeira pérolas da sabedoria estão. Para variar na faculdade um desses universitários me diz num intervalo de aula se eu sabia da Guerra Civil ? Eu fascinado “Guerra Civil Inglesa , Americana? Espanhola? Ai o universitário não a Guerra Civil da Marvel (Super Homem versus Mulher Maravilha). Eu olhei para a cara dele e pensei por isso os políticos se corrompem cada vez . Calheiros sabe disso por isso dorme feliz com o bolso rico , há mais repercussão num assassinato do que num rombo de bilhões do orçamento.
É senhor Poeta estamos vivendo a época da alienação , da guerra civil da Marvel . Tristes dias futuros ais.Desculpe minha apropriação indébita .
Eu nunca desprezo uma boa conversa pois sei que há muitos servos com conhecimento e reis totalmente ignorantes, aja visto o nosso presidente. Eu não gosto de pessoas que só sabem de um assunto , li num site de moto que o cara mais burro que conheceu foi o Ayrton Senna pois só sabia falar de automobilismo. Eu adoro poesia, motos , livros, cultura norte americana (da baixa(livros) e extremamente baixa(filmes)) e alguma vez por ano assisto ao jornal Nacional com a tecla “mute” para ver como anda as roupas da Fátima Bernardes e a cara de cínico do marido dela.
SE me der a honra de um dia poder conversamos sim aceitarei. tratarei da mesma forma que trato todas as outras almas que encontro no meu caminho . Fitarei- o e num pensamento “O que tenho que aprender com este senhor?”. Espero que não tenha o mesmo desapontamento que teve Humberto de Campos ao ouvir o discurso de Ruy Barbosa.

Do abençoado pelo poeta
Walter

P.S. - Eu só tenho lamentações para o Governo mas através de Humberto de Campos procurando seus livro na net encontrei um site do Governo que tem vários clássicos em arquivo pdf. ( http://www.dominiopublico.gov.br/ ) . Baixei o livro “ O Brasil anedótico” (1927).

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 13 de abril de 2008 às 17:23  

"

Andei te encontrando no Prozac. Adorei te encontrar aqui, com essa poesia tão inspirada. Ela iluminou o meu nublado dia e, quem sabe, vai me inspirar? (Que pretensão!).Abraços para você e para sua tribo.-

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 14 de abril de 2008 às 10:58  

"

Jorge querido, onde andas??? Estás bem???
Beijo saudoso

"

Comentário de Blogger Anne M. Moor, em 17 de abril de 2008 às 11:13  

"

Anne e Pessoal

Estou sem linha telefonia ha mais de 9 dias.
Tenho reclamado a Telefonica e até hoje nenhuma providências. Dai...

Espero voltar breve

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 17 de abril de 2008 às 22:16  

"

Pai, a dona telefonica ou telefônica é campeã de reclamações, estou eu aqui, com o mesmo problema sem solução, espero que alguém queira publicar um belo texto e resolva mandar a algum jornal, conheço um sr. que escreve muito bem, será que não poderia pedir a ele uma inspiração. "Que País é este?"
Eu Te amo muito
Beijokas enormes no seu coração

"

Comentário de Blogger Aline Desiré Marie Lemos, em 23 de abril de 2008 às 09:13  

"

Meu grande amigo Jorge, que lindo esse poema! Obrigado por compartilhá-lo conosco.
Deus te abençoe cada vez mais.
Abraço
Paffaro

"

Comentário de Blogger Luiz Gustavo PAFFARO, em 2 de maio de 2008 às 09:46  

"

L. Gustavo Paffaro

Gratissimo pela sua presença.
Considero você um destacado artista entre os maiores artistas plásticos de nosso país.
Partindo de você tal aplauso
agradeço e me curvo e entusiasma-me por achar que ainda é tempo de poesia.

"

Comentário de Blogger Jorge Lemos, em 2 de maio de 2008 às 11:50