quinta-feira, 5 de julho de 2012

Amado Nervo

©2007 Jorge Lemos



Comentários

"

Bela inspiração meu querido Jorge !!

E que linda homenagem ao poeta Amado Nervo. Ela me permitiu conhecer este incrível intelectual, que além de brilhante Embaixador do México na Argentina e no Uruguai, pode ter sido o poeta mais popular do México no Século 19.

Acabei por encontrar a frase abaixo, entre tantas maravilhosas que ele inscreveu na literatura Latino-americana:

"En cuanto nos volvemos incapaces del menor altruismo, nos volvemos escépticos y, si se ofrece, ateos, para tener el derecho de rebajar a Dios y a los hombres al nivel de nuestra miseria y de nuestra vida.
(Amado Nervo)

Abraços,
Walmir

"

Comentário de Blogger Walmir Lima, em 5 de julho de 2012 às 19:13  

"

Amigo
Tinha eu meus 17 anos, quando numa aula, me mostraram o seu trabalho. Encantou-me a doce Dulce, professora de espanhol, quando declamou:
"Yo soy un alma pensatova. /Sabes l que es unalma pensativa?...Triste com esa fria melancolia de las suave diafanidade. Todo lo que existe, cuando es diáfano, es sereno e triste".

E seus versos foram-me penetrando de tal forma que busquei unir-me a sua forma de pensar, escrevere amar. Digo: senti-me melhor admirando tal poeta. : "Cada una de estas hebras esconde mi secreto."

Merecida a nossa reverência a esta preciosidade literária que é Amado Nervo!

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 6 de julho de 2012 às 19:38  

"

"pensativa" - "una alma" - Erratas naturais dado ao teclado apagado.

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 6 de julho de 2012 às 19:40  

"

Obrigada Jorge por me apresentar ao Amado Nervo. Adorei seus versos, especialmente
"Que o tempo de amor Nunca fenece
E o poeta sabe
Mesmo que o peito chore."

beijão meu poeta Mor.
Anne

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 6 de julho de 2012 às 20:08  

"

Anne amiga sempre

Este hoje, lembrado por poucos, viveu intensamente a vida e seus amores, e teve morte em 1919 em nosso querido Uruguai quando adido cultural do Mexico. Creio ser muito bom buscar estes que nos instruiram e abriram para nós os cominhos das letras e das inspirações.
Fiquei feliz em saber que você gostou dos meus versos. Isto me anima a prosseguir poetando.
Bjão
Lemos

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 7 de julho de 2012 às 09:34  

"

Prezado Jorge,

Peço a Anne que me permita me antecipar e dizer que são seus versos, Jorge, que nos animam a seguir tentando poetar.

Abraços aos dois.

Walmir

"

Comentário de Blogger Walmir Lima, em 7 de julho de 2012 às 11:07  

"

Tenho certeza de que Anne concorda.

"

Comentário de Blogger Walmir Lima, em 7 de julho de 2012 às 11:09  

"

Tú lloras por un sueño que está lejano,
tú aguardas un cariño que ya no existe,
se pierden tus pupilas en el arcano
como dos alas negras, y estás muy triste.
A.Nervo

Yo digo,
¿Por qué ansiar lo que no existe?, lo que està lejano, si, a veces tenemos justo al lado lo que nos puede brindar la felicidad o el cariño capaz de sobrellevar esta tristeza interna que casi todos portamos dentro...
Un gran beso para ti y para todos mis amigos, Walmir, Anne...
ana

"

Comentário de Blogger ana, em 15 de julho de 2012 às 18:32  

"

Gracias dulce amiga

"Para ti cantan los angeles un canto de fiesta!"
Saudade
Lemos

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 18 de julho de 2012 às 09:24  

"

Walmir, Jorge e Ana

Ter conhecido vocês através da palavra tem um sabor muito gostoso e melhor ainda, com exceção da Ana, que AINDA não conheci face-to-face, foi estarmos juntos em São Paulo conhecendo-nos mais ainda. O poetar do Jorge é sempre uma inspiração pro nosso poetar. Concordo sim Walmir.

beijos aos três
Anne

"

Comentário de Anonymous Anônimo, em 18 de julho de 2012 às 20:35